terça-feira, 11 de agosto de 2009

BANHO

Dar um banho a cada 07 dias no verão e a cada 15 dias no inverno, dependendo se o cão é de quintal ou de apartamento, mas o ideal é a cada 07 dias. Não dar banho diário, porque pode tirar a oleosidade natural, deixando o animal mais vulnerável à infestação de parasitas, dermatites, etc.
Se houver problema de pele, como sarna, então há necessidade de banho diário.

Maneira Correta
Manter a água na temperatura do corpo do animal, por volta de 38º celsius. O produto deve ser específico para animais, não usar o seu shampoo no animal e usar sempre de acordo com sua pelagem e tipo de pele. Secar com toalha ou secador, pois o animal não deve ficar molhado por muito tempo, pois isso coloca sua saúde em risco. Quando filhotes, após terminar o banho, você deve secar com secador, não o deixe em corrente de ar frio, porque ele poderá contrair uma pneumonia, ou algum outro problema respiratório.

Unhas e Ouvidos
Faz parte da higiene o corte das unhas, para evitar que o animal se machuque, ou que venha quebra-la. A higiene dos ouvidos é fundamental em algumas raças.
Evitar a entrada de água nos ouvidos. Existem no mercado produtos específicos para higiene desta região, fazendo secar a umidade e evitando e excesso de cera.

Banho Seco
Usa-se em dois casos: quando o filhote é muito pequeno, ou animal convalescente. Existe um gel no mercado que é neutralizador de odores e higienizador. Você aplica na pelagem do animal, escova e seca, deixando com boa aparência, sem sujeira e sem coloca-lo na água.

Gatos
O gato pode tomar banho, não há problema,
desde que você acostume o animal desde pequeno.

Banho a cada sete dias com shampoo
específico e secagem com secador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário