terça-feira, 11 de agosto de 2009

RAIVA

A Raiva ou Hidrofobia é uma doença viral contagiosa que pode ser contraída por mamíferos, como cães, gatos, morcegos e cavalos.

Sendo uma zoonose, a Raiva pode ser transmitida para o homem através da mordida do animal ou pela salivação do mesmo em contato com uma ferida.

O mês de agosto é o mês oficial da vacinação contra Raiva. Cães e gatos devem ser vacinados uma vez por ano. Filhotes a partir de três meses já podem receber a vacina, e as fêmeas em gestação devem aguardar o desmame dos filhotes.

Os sintomas da Raiva se apresentam com diversos aspectos, dificultando assim uma padronização. Há duas modalidades do vírus; a raiva nervosa ou paralítica que apresenta sintomas como tremores, convulsões, câimbras e paralisia, e a segunda modalidade, a raiva agressiva, que deixa o animal afônico, sem beber água e agressivo.

As duas podem apresentar estado febril, tremores, vomito, apatia e grande quantidade de salivação.

A Raiva não tem cura, é 100% fatal. Somente com a vacinação previne-se o animal da doença. Observando-se alguns sintomas, deve-se prender o animal e consultar um veterinário. Jamais soltá-lo ou matá-lo, somente o veterinário pode confirmar o diagnóstico.

No ser humano que for mordido, quando não houver condições de observar o animal suspeito, por morte ou fuga, deve-se imediatamente tomar a medicação

contra a doença.

"Vacine sempre seu animal contra a Raiva"

Um comentário:

  1. Blog com conteúdo. Muito bom mesmo.
    Adorei a matéria..

    É sempre bom achar alguém que se importe com os animais! n.n

    Parabéns pelo blog! :D
    Sucesso! ^^~

    http://4girlls1blog.blogspot.com/

    ResponderExcluir