terça-feira, 11 de agosto de 2009

Gestação Canina.

Normalmente a fêmea entra no período do cio do 6º ao 8º mês de vida. A partir daí o cio se repete de seis em seis meses na maioria das fêmeas. Ficando regrado do terceiro período em diante.

O aparelho reprodutivo está perfeitamente formado no terceiro cio. Sendo o período ideal para o primeiro cruzamento.

Vinte e um dias é o tempo de cio da fêmea. Ocorrendo o sangramento, do 9º ao 14º dia é quando a fêmea aceitará o macho para cobertura.

Os cuidados que a cadela requer antes do cruzamento envolvem vacinação, vermifugação e mudanças na alimentação, ou seja, seu pré natal.

Um mês antes do cruzamento deve-se vermifugar e vacinar (se for necessário). A alimentação no caso de ração deve ser trocada por ração de filhotes. E o veterinário deve ser consultado sobre vitaminas adequadas se necessário.

57 à 62 dias é o período normal de gestação, passando do 62º consultar um profissional imediatamente.

Os cuidados que antecedem o parto são, evitar stress como banhos, visitas, viagens longas e não forçar exercícios.

Dois dias antes do parto a fêmea dá sinais que vai parir, podendo perder o apetite e procurando um local para os filhotes.

Durante o parto, os filhotes nascem com um intervalo de 30 minutos a duas horas. Passado este período de tempo o ideal é chamar um veterinário.

É natural a fêmea comer a placenta no parto e as fezes dos filhotes para manter a higienização do ambiente da cria.

Não existe problemas se uma fêmea de cão ou gato não cruzar durante toda sua vida reprodutiva, não existindo risco de doenças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário