terça-feira, 11 de agosto de 2009

Pulgas

A pulga é o parasita externo mais comum encontrado em cães e gatos. Existem mais de 2000 mil espécies e sub espécies de pulgas no mundo, sendo que pulgas de cães e gatos não são as que transmitem transtornos para os seres humanos e sim as que tem como hospedeiro natural os ratos.

A pulga do rato é a única que pica o ser humano.

O que ocorre é que pulgas de rato transitam por cães e gatos, adquiridas em locais onde há incidência deste roedor.

Os sintomas que o parasita provoca são coceiras, pruridos e lesões na pele, que podem ser portas de entradas para outras infecções causadas por fungos e bactérias.

As conseqüências no animal são alergias e infecções, mas o perigo maior está na Tênia, uma parasitose intestinal que ataca animais que estejam extremamente parasitados por pulgas. O parasita da Tênia produz uma toxina que provoca convulsões, que eventualmente pode ser confundido com um ataque epiléptico.

A prevenção está no uso de produtos orais, externos ou coleiras anti pulgas. O tratamento requer banhos e produtos veterinários para controle, mas também principalmente a limpeza do ambiente, sem esta não se terá sucesso no tratamento do animal.

Apenas 5% da população de pulgas de um ambiente se encontra no animal, o restante permanece no próprio ambiente.

O aspirador de pó é o melhor aliado no combate contra pulgas. A dica é usar inseticida ou talco no reservatório do eletrodoméstico e também ferver panos e tapetes de uso do animal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário